CLASSE 2023
Beatriz Jorge, 16 anos
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Braga
A Beatriz Jorge desde criança e sempre esteve envolvida em tudo o que envolva a dinamização da sua comunidade local.
Isso não quer dizer que não procure sair da sua zona de conforto — muito pelo contrário!
Define-se como aventureira e está sempre à procura de experiências novas.
É patinadora artística federada e vê no mundo das STEM a sua pista.
Bernardo Duque, 16 anos
Colégio Militar (Lisboa), Faro
Todos os fins de semana, o Bernardo Duque faz a viagem entre Lisboa, onde estuda desde os 10 anos no Colégio Militar, e a sua casa, em Faro.
Diz não ser pessoa para desistir — já se tinha candidatado ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia no ano passado.
Este ano, conseguiu fazer o voo parabólico! Desde pequeno que sonha com o Espaço e, como o aventureiro que é, já o imaginamos a divertir-se em altos voos.
Caio Paiva, 17 anos
Escola Secundária de Cascais, Lisboa
Natural do Rio de Janeiro, Caio Paiva chegou a Portugal em 2016 e, com ele, trouxe muitos sonhos para cumprir.
Diz que gosta de resolver enigmas, e talvez seja por isso que, no futuro, quer trabalhar com na programação de jogos, com inteligência artificial e, quem sabe, ir ao Espaço.
Pratica jiu-jitsu brasileiro há dois anos e diz que uma das suas maiores paixões é contar histórias e jogar videojogos. Press start!
Cátia Silva, 16 anos
Escola Secundária Inês de Castro, Porto
A Cátia Silva é apaixonada por ballet clássico, que pratica desde os cinco anos. A dança dos astros, perdidos lá longe, no Espaço, também a fascina. Não espanta que já saiba que quer seguir uma carreira na área da investigação, sobretudo em física ou astronomia.
Participa em tudo e mais alguma coisa — de estágios a olimpíadas e outras competições — e gosta tanto de absorver conhecimento como de o partilhar com os outros.
David Reis, 17 anos
Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Açores
Conhecem alguém que, acidentalmente, tenha colocado um pé dentro de um polvo?
Nós conhecemos: o David Reis. Bem-humorado e cheio de histórias para contar, o David adora praticar desporto e diz que a canoagem mudou a sua vida.
Carateriza-se como uma pessoa resiliente e honesta, pelo que acreditamos quando diz que o seu maior objetivo de vida “é ser feliz e ter uma vida calma e sossegada”.
Eleonora Ruas, 17 anos
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro
A Eleonora Ruas é um caso de persistência. Na primeira edição desta iniciativa foi eliminada nas Provas Físicas. Este ano, deu o seu máximo e conseguiu superar essa e todas as outras fases. No verão gosta de surfar; no inverno, de praticar ski. Adora desporto (já praticou karaté, basquetebol, ténis e vólei) e, agora, dança hip-hop. Sempre disponível para ajudar os outros, a Eleonora gostaria de contribuir para o bem comum e, por isso, vê-se a trabalhar, futuramente, nas áreas da Saúde, Biologia… ou no Espaço!
Francisca Cardoso, 17 anos
Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, Lisboa
O filme “Interstellar”, de Christopher Nolan, mudou a vida da Francisca Cardoso — tanto que já sabe as falas de cor. Agora, dedica-se a aprender a banda sonora do filme no piano, que toca desde os sete anos de idade. A Francisca também é surfista e corre quatro quilómetros todos os dias. Mas não o faz sozinha: conta sempre com a companhia da sua pastora-alemã, a Nala. Fascinada pela Exploração Espacial, sonha em trabalhar na área e, quem sabe, na ESA.
Francisco Cabral, 15 anos
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Açores
O Francisco Cabral está a preparar-se para ser astronauta desde sempre. Pratica artes marciais desde os quatro anos de idade, tem aulas de xadrez e de inglês, já fez um curso de mergulho e também toca guitarra. O seu sonho é ser o primeiro astronauta português — e, por isso, só trocaria os Açores pela Estação Espacial Internacional.
Gaspar Guerreiro, 16 anos
Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
Os amigos do Gaspar Guerreiro dizem que ele demora muito tempo a comer. Ainda assim, entre os estudos e a canoagem, o Gaspar Guerreiro ainda encontra tempo para tocar ukelele e observar os astros no telescópio. E este atleta federado já sabe para onde remar: quer estudar Engenharia Aeroespacial. Se não for isso, será, seguramente, algo ligado ao Espaço, garante.
Gonçalo Mota, 15 anos
Escola Secundária João de Deus, Faro
O Gonçalo Mota tinha três anos quando deixou de andar de bicicleta com rodinhas. Talvez isso já fosse um indicador da sua natural predisposição para a prática desportiva. Pratica BTT, dá uns saltos de mota numa pista local, já jogou futebol, joga futsal e pratica crossfit num ginásio ao ar livre. Criativo e aventureiro, diz que a experiência no Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia plantou nele a semente da Engenharia Aeroespacial.
Gustavo Santos, 15 anos
Escola Básica André Soares, Braga
Sempre que se encontra num aeroporto, o Gustavo Santos tem de ver o maior número possível de aviões. Não é de estranhar que o seu sonho seja, desde há muito tempo, ser piloto (“primeiro comercial, depois da Força Aérea”, diz). Pratica natação e está a pensar juntar às suas ocupações o atletismo. Amante de atividades no exterior e do planeta, também faz parte do projeto internacional Jovens Repórteres pelo Ambiente.
João Anacleto, 16 anos
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Santarém
O João Anacleto toca saxofone desde os 10 anos e pratica atletismo desde os 11. Se não estiver a correr entre pautas ou na pista de atletismo, é provável que esteja a ouvir música ou a ler. Depois da experiência no Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, o João tem mais certezas sobre que curso escolher no Ensino Superior, interessando-lhe as oportunidades que a Engenharia Aeroespacial lhe pode trazer.
João Clérigo, 14 anos
Externato As Descobertas, Lisboa
O João Clérigo fez a viagem de Lisboa para a cidade de Beja a ler “Filhos de Duna”, de Frank Herbert. Aficionado pela literatura, encontra inspiração nos seus livros favoritos para cumprir o seu maior objetivo de vida: mudar o mundo através de uma tecnologia que beneficie todas as pessoas. Por isso, já sabe que quer seguir Engenharia Física na universidade.
Lara Semião, 15 anos
Escola Secundária de Albufeira, Faro
Seja a rebentar as ondas com a sua prancha de surf ou a contornar correntes num barco à vela, a Lara Morgana é apaixonada pelo oceano, a que chama de “casa”. Não é de estranhar que já tenha definidos os seus planos académicos e profissionais: gostaria de tirar medicina veterinária e, depois, especializar-se em biologia marinha. Aventureira e destemida, aproveitou o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia ao máximo e agora quer que outros tenham a mesma oportunidade.
Lourenço Costa, 17 anos
Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
Os planos para o futuro de Lourenço Costa passam pela engenharia informática, mas isso não quer dizer que o Espaço fique de fora. Sozinho, faz “pesquisa autónoma” sobre astronomia, área que considera bastante interessante. Toca piano desde os oito anos e também pratica remo. Tudo isto conflui no que o Lourenço considera ser o mais importante: desenvolver-se como pessoa. E, pelo meio, ajudar os outros a fazerem o mesmo.
Lourenço Ribeiro, 16 anos
Colégio da Rainha Stª Isabel, Coimbra
O Lourenço Ribeiro vê no ténis a sua principal fonte de alegria e inspiração. Joga desde os cinco anos de idade e já ganhou mais de 100 (!) prémios. Todo o tempo dedicado à modalidade ensinou-lhe duas coisas: a maioria dos nossos problemas só existem na nossa imaginação; os nossos limites estão muito para lá do que pensamos. Estes dois “mandamentos” regem a vida do Lourenço, que deseja deixar no mundo algo que impacte significativamente as pessoas.
Margarida Maio, 16 anos
Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja
A bordo do avião A310 viajava, também, um peluche, o companheiro de vida da Margarida Maio, a primeira representante do distrito de Beja no Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia. É aficionada por desporto e já praticou uns quantos, como patinagem, natação e futebol. Hoje, pratica karaté e vólei. Além disso, adora cantar e compor. Pode ser que, um dia, dê um concerto na Lua!
Maria Gonçalves, 16 anos
Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Santarém
A Maria Gonçalves tem vindo a desenvolver um gosto especial pelo Espaço ao longo dos últimos anos. Diz que a sua cabeça está muitas vezes na lua, pelo que adora ler e ver filmes ou séries sobre Astronomia. Os astros alinharam-se para si e, agora, espera que também conspirem a favor de outros jovens que como ela tenham o mesmo fascínio pelo Espaço.
Martim Freire, 15 anos
Escola Básica e Secundária da Bemposta, Faro
O Martim Freire não é rapaz de desistir: candidatou-se à edição de 2022 do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, mas ficou pela segunda fase. Este ano, vestiu o fato de astronauta com que tanto sonhou. Toca guitarra clássica desde os 10 anos e é fascinado desde sempre pelo Espaço. Também lhe interessam a informática e programação, e diz já ter “tudo pronto” em casa para lançar um rocket… Esperemos que não faça estragos!
Martim Quadrado, 14 anos
Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores
O Martim Quadrado é um rapaz sincero: diz que não tem talentos escondidos e que, se os tivesse, não os divulgaria — afinal, deixariam de ser segredo. Pratica futsal e toca piano desde muito tenra idade, o que nos leva a acreditar que os seus talentos estarão bem à vista de todos. Neste momento, o seu principal objetivo de vida é ser astronauta e estudar para alcançar os seus objetivos.
Miguel Soares, 17 anos
Colégio Atlântico, Setúbal
Pode-se dizer que o Miguel Soares se tem vindo a preparar para uma carreira na área do Espaço desde muito, muito cedo. Praticante de natação desde os três anos, acredita que a sensação de estar debaixo de água é bastante parecida com a que sentiu no voo de gravidade zero. Apaixonado por tudo o que tenha que ver com o Espaço, o Miguel promete contagiar os outros com este fascínio — e, quem sabe, convencer jovens como ele a participarem na próxima edição do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia.
Rodrigo Cerejo, 16 anos
Escola Básica e Secundária da Batalha, Santarém
O Rodrigo Cerejo gosta de física, do Espaço, de química, das moléculas, dos astros… Ou seja, de tudo o que envolva ciência e engenharia. Além disso, sonha em pilotar aviões e, por essa razão, está a considerar seguir uma carreira na Força Aérea. É determinado e não acredita que existam impossíveis para os voos que quer fazer.
Rodrigo Correia, 17 anos
Escola Secundária Vitorino Nemésio, Açores
O Rodrigo Correia diz que a sua ilha, a Terceira (Arquipélago dos Açores), é o seu mundo — e é aí que gostaria de residir e fazer carreira enquanto engenheiro aeronáutico. O Rodrigo diz gostar de atividades ao ar livre, em terra ou em mar: é escuteiro desde os seis anos de idade e tem já a carta de marinheiro. Descreve-se como uma pessoa desenrascada e pragmática e pretende mostrar a outros jovens como ele que o Espaço não é uma coisa assim tão complicada.
Samuel Deboeuf, 17 anos
Colégio de São Miguel de Fátima, Santarém
Se há coisa que o Samuel Deboeuf gosta tanto como gosta do Espaço, é de música (e de falar, mas isso já é outra conversa). Começou a aprender percursão aos 10 anos de idade e, desde então, tem-se dedicado a outros instrumentos, como o piano ou o ukelele. Ainda assim, o seu maior objetivo é ser astronauta. Até lá, quer dar a conhecer o Espaço aos jovens e mostrar-lhes as suas possibilidades.
Sara Marques , 17 anos
Escola Secundária de Oliveira do Hospital, Coimbra
Para a Sara Marques, os dias poderiam ter mais do que 24 horas. Toca violino há sete anos e é membro de uma orquestra; é membro de uma juventude partidária; pratica atletismo desde os quatro anos e, mais recentemente, virou-se para a natação e equitação. Apesar disso, a Sara quer ainda mais experiências — e foi por isso que se candidatou ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia. Diz-se determinada e persistente, além de interventiva e reivindicativa.
Sara Silva, 16 anos
Escola Secundária Gil Eanes, Faro
A Sara Silva faz ballet desde os cinco anos de idade, mas conta que está sempre a torcer os pés. Tem tanto de “desastrada” como de “certinha”: diz-se responsável e adora fazer voluntariado, seja com pessoas ou animais. Ainda não sabe se vai seguir estudos nas áreas da física, da astrofísica ou da medicina, mas tem como certo de que a dança a acompanhará toda a vida!
Sebastião Mendonça, 17 anos
Colégio Pedro Arrupe, Lisboa
Nos últimos anos, o Sebastião Mendonça envolveu-se e foi premiado em várias competições, mas diz nunca ter voado tão alto como com o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia. Para além de instrutor e aluno da arte marcial Pa-Kua, também pratica arquearia. Com a flecha bem apontada para um futuro nas Ciências da Computação, o Sebastião quer ajudar outros jovens a ter as oportunidades (e a pontaria!) que ele teve.
Simão Costa , 15 anos
Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores
O Simão Costa caracteriza-se como uma pessoa “calma”, mas quem o vê sempre ocupado poderá pensar o contrário. Pratica andebol e vólei, está nos escoteiros e adora andar ao ar livre. Não é que não ambicione ser astronauta, mas o que o Simão gosta mesmo é da componente da engenharia. Para já quer agregar as duas possibilidades e está a pensar seguir Engenharia Aeroespacial na universidade.
Tiago Silva, 17 anos
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Famalicão
Apaixonado pelo espaço, eletrónica, física e exploração, o Tiago Silva já sabe há muito que quer ser engenheiro aeroespacial. Adora conhecer pessoas, resolver problemas e novos desafios; assim, o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia foi a competição ideal para si. O seu objetivo é, por agora, inspirar outros jovens para o Espaço!
Vera Paixão, 15 anos
Colégio Valsassina, Lisboa
Numa casa cheia há sempre muita agitação. Por isso, a Vera Paixão, que tem quatro irmãos, prefere adotar uma postura mais calma e neutra. Isso não quer dizer que goste de ver as horas a passar — muito pelo contrário. Joga ténis, faz voluntariado, dá explicações, toca guitarra, pinta e até faz croché. Não sabe ainda o que quer fazer a nível profissional, mas, pelo que pudemos perceber, as possibilidades são muitas.