Afonso Machado, 16 anos
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Famalicão
O Afonso Machado foi sempre um aficionado pelo Espaço e, por isso, já há muito tempo que queria participar num voo parabólico para se sentir como um astronauta.
Em 2021, este Astronauta por um Dia alcançou o 3.º lugar nacional nas Olimpíadas de Química Júnior. Um ano depois, em Beja, concretizou um sonho e voou com o seu cubo mágico. Agora, como embaixador desta iniciativa, vai mostrar a magia do Espaço a todos os que se cruzarem com ele.
Carolina Sousa, 14 anos
Instituto Educativo do Juncal, Leiria
A Carolina Sousa considera que devemos olhar para as estrelas para perceber melhor o Universo a que pertencemos. Em casa, o Espaço é tema recorrente nas conversas, daí que tenha vivido esta experiência com muito entusiasmo. Por isso, e como uma das embaixadoras do Astronauta por Um Dia, espera partilhar tudo o que vivenciou não só com a família, mas também com junto da sua comunidade escolar e outras pessoas com quem venha a interagir.
Catarina Serra, 15 anos
Escola Básica e Secundária Carolina Michaelis, Porto
Intrigada pela imensidão do Espaço desde pequena, a Catarina Serra diz ficar impressionada com a quantidade de questões que cada descoberta científica levanta — sempre superiores às já existentes. Praticante de ginástica artística, este voo parabólico permitiu-lhe perceber ainda melhor como o corpo reage à ausência de gravidade. Agora, está ansiosa por partilhar a sua paixão pelo Espaço com outros estudantes.
César Correia, 17 anos
Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
O César Correia tem como objetivo estudar Engenharia Aeroespacial. Apaixonado pelo Espaço e por todas as suas potencialidades — incluindo a observação dos oceanos através dos satélites, a Inteligência Artificial, mas também a astronomia — desde que se lembra, quer estimular o interesse por esta área junto dos mais jovens.
Constança Quaresma, 16 anos
Colégio Guadalupe, Seixal
A Constança Quaresma pratica vela desde os oito anos de idade. Já representou Portugal em competições europeias e no Mundial de Vela de 2021. Considera existirem algumas semelhanças entre ser velejadora e astronauta: para ambas as funções é preciso, por exemplo, saber resolver problemas sob pressão, boa orientação espacial, resiliência e concentração. Seja na água ou no ar, esta embaixadora espera partilhar com todos o seu entusiasmo pelo Espaço e, no futuro, seguir uma carreira nesta área.
Diogo Almeida, 15 anos
Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, Óbidos
Com especial interesse pela astrofísica, o Diogo Almeida acredita que a experiência vivenciada no voo parabólico ter-lhe-á dado ainda mais força para seguir um futuro no setor espacial. Talvez um dia vejamos este embaixador a tocar Bach na sua viola de arco num ambiente de gravidade zero. Para já, o Diogo espera mostrar aos mais próximos e à comunidade o tanto que podemos alcançar se não desistirmos e trabalharmos arduamente pelos nossos sonhos.
Francisca Oliveira, 16 anos
Colégio do Ave, Guimarães
Os desenhos animados favoritos da Francisca Oliveira eram aqueles que tinham o Espaço como tema central. Nunca desistiu da ideia de ser astronauta, mas a descoberta de todas as profissões e caminhos a seguir nesta área abriu-lhe novos horizontes — foi assim que o interesse pela Medicina Aeroespacial surgiu. É patinadora desde os oito anos de idade e atleta internacional desde 2021. Como embaixadora, quer mostrar o que o mundo científico tem para nos oferecer e o quão recompensador é trabalhar para a sua evolução.
Francisco Gaspar, 14 anos
Escola Secundária Romeu Correia, Feijó, Almada
O desejo de estar na linha da frente da investigação e exploração espacial está com o Francisco Gaspar desde sempre. E este embaixador não se importava nada de pertencer à equipa responsável pela primeira viagem a Marte. Já está a trabalhar para isso: pertence ao Clube de Jogos Matemáticos e ao Clube de Desporto Escolar. Quer espalhar a palavra sobre a sua experiência no Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, dando asas ao sonho de outros jovens.
Gonçalo Ferreira, 14 anos
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
Para o Gonçalo Ferreira, a vontade de saber mais sobre o Universo é infinita. Praticante de natação, pôde comparar a liberdade dos movimentos que sente na água com a que a microgravidade lhe permitiu no voo parabólico. Enérgico e curioso, este embaixador quer cativar ao máximo os seus colegas para o Espaço e mostrar-lhes que ser astronauta não é a única profissão possível nesta área.
Gonçalo Ribeiro, 16 anos
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
O Gonçalo Ribeiro toca bateria e, por isso, sabe bem a que ritmo deve seguir o seu futuro. Espera vir a ser um engenheiro aeroespacial bem-sucedido. O Espaço aguçou-lhe a curiosidade desde cedo e, por isso, quer compreender mais sobre o Universo e chegar onde ninguém chegou. Agora, tem já delineado um conjunto de atividades para estimular o interesse pelo Espaço junto da sua comunidade escolar.
Hugo Santos, 14 anos
Escola Secundária Latino Coelho, Lamego
O Hugo Santos já se imaginava há muito tempo a flutuar num A310. Não se importava nada de, no futuro, ser piloto na Força Aérea, ainda que saiba da exigência da profissão. Corajoso, diz que gostaria de saber se estará pronto para esses desafios. No Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, mostrou todo o seu potencial. Como embaixador, espera encorajar outros alunos para os mesmos desafios.
Inês Francisco, 17 anos
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia
O interesse da Inês Francisco pelas aventuras espaciais e pelos aviões começou com uma visita à Base Aérea n.º 5 em família. Depois, a motivação levou-a a competições e formações em física, tecnologia e ciência dos dados. Pratica basquetebol desde os quatro anos de idade. Como embaixadora, espera marcar pontos junto dos mais jovens e aproximá-los do Espaço.
Leonor Colaço, 16 anos
Escola Secundária da Maia, Maia
Quando está em jogo a adrenalina da descoberta, a Leonor Colaço nada teme. É por isso que tem a ambição de fazer parte da primeira equipa espacial a visitar Marte e, até, um exoplaneta. Esta embaixadora destemida quer passar a mensagem de coragem a todos aqueles que, como ela, sonham com o Espaço a toda a hora.
Leonor Duran, 16 anos
Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa
A Leonor Duran é apaixonada por livros. Viajando ao sabor das palavras, imaginou muitas vezes o que seria explorar o Espaço ou sentir-se a flutuar na ausência da gravidade. O voo parabólico escreveu um novo capítulo na sua vida e agora, como embaixadora da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por Um Dia, pretende partilhá-lo com todos os que, como ela, sonham com o Espaço.
Lucas Costa, 16 anos
Lycée Français Charles Lepièrre, Lisboa
Sempre à procura de melhorar as suas capacidades, o Lucas Costa participa em várias competições, formações e estágios, tendo em vista o seu grande objetivo: estudar Engenharia Aeroespacial. Está sempre a fazer experiências científicas em casa (com mais ou menos risco). Quis ser Astronauta por um Dia porque quer sê-lo todos os dias. E espera, como embaixador, contagiar ainda mais estudantes para esta área.
Margarida Pires, 16 anos
Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal
A Margarida Pires adora tudo o que tenha que ver com dinossauros. Ainda que estudar estes antigos répteis seja fascinante, o seu sonho mais antigo é ir ao Espaço. Espera que o voo parabólico não tenha sido a sua única oportunidade de flutuar como um astronauta e, como embaixadora da iniciativa Astronauta por um Dia, também deseja que muitos mais estudantes possam ter acesso a esta experiência.
Maria Neto, 17 anos
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, Vagos
Entusiasmada por todos os assuntos relacionados com o Espaço, a Maria Neto sempre sonhou ser astronauta — tanto que todos os seus familiares e amigos a incentivaram a participar neste concurso. Gostaria de trabalhar nos campos da astrofísica ou do aeroespacial. Como embaixadora do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, garante ter já diversas ideias para pôr em prática na sua escola e comunidade.
Martim Ribeiro, 17 anos
St. Peter’s International School, Palmela
O Martim Ribeiro já pode dizer que foi Astronauta por um Dia, mas o seu sonho é sê-lo a vida inteira. Daí que participe e frequente eventos relacionados com o espaço e trabalhe arduamente para conseguir ingressar, futuramente, no curso de Engenharia Aeroespacial. Sempre atento aos desenvolvimentos da indústria espacial e às novidades no setor, espera, como embaixador, chamar mais jovens para este ecossistema em expansão.
Miguel Fernandes, 16 anos
Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure
Para o Miguel Fernandes, a aprendizagem não se limita à sala de aula. Por isso, envolve-se em várias atividades extracurriculares, para além de ser escoteiro e participar ativamente na organização das festas da sua aldeia. Fascinado pelo espaço e por filmes e séries ligados à temática, este embaixador vai fazer os possíveis para que outros estudantes possam perceber que o Espaço permite oportunidades bem reais.
Miguel MacKay, 16 anos
Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa
Em criança, o Miguel MacKay questionava o pai sobre o tamanho do universo e sobre o processo de construção dos foguetões. As respostas (possíveis) foram alimentando o gosto pelo Espaço e pela Física e, hoje, tem a certeza que quer trabalhar nestas áreas. Como embaixador, promete mostrar a todos o quão divertida e fascinante pode ser a Ciência.
Pedro Costa, 15 anos
Colégio Efanor, Porto
O Pedro Costa não sabe quando é que a paixão pelo Espaço e pela aviação começou. Certo é que, hoje, já é piloto e controlador aéreo virtual. Garante trabalhar todos os dias para, mais tarde, ser o primeiro astronauta português no Espaço e a caminhar em Marte. Agora, como embaixador da iniciativa Astronauta por Um Dia, tem projetos a longo prazo e quer contribuir para a representação portuguesa no Espaço.
Pedro Loureiro, 17 anos
Colégio de São João de Brito, Lisboa
O Pedro Loureiro tem vindo a acumular conhecimento sobre a exploração espacial, a cosmologia e as leis do Universo. Apaixonado por literatura de divulgação científica, mergulha nas palavras de Michio Kaku, Stephan Hawking ou Carl Sagan. Tem como objetivo ingressar em Engenharia Aeroespacial e também tirar o brevet de piloto. Até lá, e como embaixador, fará os possíveis para ajudar os sonhos de outros jovens levantarem voo.
Ricardo Martins, 15 anos
DidálviI – Cooperativa de Ensino de Alvito, Barcelos
Amália Rodrigues, Cristiano Ronaldo, Teresa Lago, António Guterres. Um conjunto de personalidades que levou Portugal mais longe no estrangeiro, e no qual o Ricardo Martins gostaria de estar inserido no futuro como astronauta. Por agora, quer cativar outros alunos para assuntos como a Astronomia, que lhe preenche os sonhos desde há muitos anos.
Rita Fernandes, 16 anos
Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
A Rita Fernandes adora desafiar-se. Os origamis despertaram-lhe esse bichinho, que mais tarde se manifestou em tudo o que tenha que ver com o Espaço, a robótica ou a programação online, por exemplo. Já participou em várias formações e competições, como o First LEGO League. Agora, peça a peça, está focada em levar a palavra desta iniciativa mais longe — e isso inclui, claro, origamis.
Rita Palácio, 17 anos
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Abrantes
A Rita Palácio é um exemplo de que o Espaço é para todos os alunos — e não só para os que estudam Ciências e Tecnologias. Esta estudante de Línguas e Humanidades tem especial interesse em Direito Espacial e diz que a sua curiosidade é insaciável. Enquanto embaixadora, quer desenvolver atividades que dinamizem o interior do país, despertar o interesse das raparigas para a Ciência e também utilizar a arte para mostrar que o Espaço está a alcance de todos.
Rita Gomes, 16 anos
Colégio de Santa Doroteia, Lisboa
O Espaço faz parte da vida da Rita Gomes desde há muito tempo. É fascinada pela exploração espacial, pela física e pela matemática. Perde-se nas horas quando, através do seu telescópio, faz as suas observações astronómicas. Além disso, é sócia do Aeroclube de Torres Vedras e inscrita no curso de iniciação à pilotagem. Como embaixadora, promete mostrar a outros jovens o quão bom é voar pelas inúmeras oportunidades que o Espaço permite.
Sara Fock, 15 anos
Externato Marista de Lisboa, Lisboa
Praticante de TeamGym, a Sara Fock acredita na importância do trabalho de equipa para se atingirem bons resultados, tendo já alcançado alguns títulos nesta modalidade. E sabe, também, que a cooperação e a entreajuda são peças-chave em todos os domínios do Espaço. Mostrá-lo será um dos seus vários objetivos enquanto embaixadora.
Sara Pereira, 17 anos
Escola Secundária de São João do Estoril, Cascais
A Sara Pereira já tem um objetivo de vida bem delineado: quer entrar na Força Aérea Portuguesa e ser piloto de caças supersónicos. Bastante interessada em temas como o Espaço, a Física Quântica, a Matemática ou a Química, também pratica atletismo e voleibol. O seu maior sonho é, claro, ser astronauta. Enquanto embaixadora, tem o grande objetivo de desenvolver nos outros jovens a paixão pelo Espaço e o seu estudo.
Sofia Maia, 17 anos
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
A Sofia Maia faz o que mais gosta na vida todos os dias: aprender na escola, jogar futebol, tocar e ensinar piano e, claro, saber mais sobre o Espaço. Descobriu a paixão pelas estrelas com o filme Star Trek (2009) e, desde então, trabalha todos os dias para, mais tarde, cumprir o grande sonho: ser astronauta. Como embaixadora, promete motivar todos os jovens para a área do Espaço e já tem várias ideias criativas para pôr os seus planos em prática.
Tiago Oliveira, 15 anos
Escola Básica de Freixianda, Ourém
No futuro, o Tiago Oliveira imagina-se mais como engenheiro aeroespacial a construir foguetões ou a trabalhar numa sala de controlo de missão do que como astronauta. Adora falar do setor espacial com amigos e já convenceu alguns a assistir a lançamentos de foguetões. Para ele, ser embaixador será fazer algo que já faz: estimular o interesse pelo Espaço junto da comunidade escolar.
Tiago Camelo, 17 anos
Escola Secundária de Sampaio, Sesimbra
Desde sempre apaixonado pelo Espaço e por aviões, o Tiago Camelo gostaria de seguir estudos em Engenharia Aeroespacial e de vir a ser piloto. Gosta de ler sobre estes assuntos e de visitar museus dedicados à ciência sempre que pode. Para ele, ser astronauta é prestar um enorme serviço à Humanidade. Como embaixador, iniciará esse percurso através da sua escola e comunidade local.