CLASSE 2024
Alfredo Bidarra, 15 anos
Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Almada
O Alfredo defende que todos temos uma conexão com o Espaço. A sua é bastante profunda, já que se interessa por tudo o que envolva o nosso planeta, o sistema solar e a nossa galáxia. Calmo e sossegado, o Alfredo esconde um sentido de humor bastante perspicaz e sarcástico. Se não o apanharem a fazer piadas dessas, não estranhem: estará ocupado a tocar guitarra ou a jogar ténis, atividades que já pratica há quase dez anos.
António Ribeiro, 16 anos
Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras
No verão, o António e o pai gostam de ir ver as estrelas, que foi quem lhe ensinou tudo o que ele sabe sobre o Espaço. Escuteiro desde os oito anos e adepto de atividades ao ar livre e da natureza, o António sente que tem vindo a reunir capacidades para estar pronto para tudo o que der e vier — mesmo que a aventura esteja para lá da Linha de Karman, já que quer tirar o curso de Engenharia Aeroespacial.
Artur Jesus, 16 anos
Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo
O Artur é natural de São José dos Campos, no estado de São Paulo, no Brasil. Curiosamente, a cidade é conhecida por albergar várias empresas do setor aeroespacial da América Latina. Depois de, em criança, ter lido O Pequeno Grande Livro do Espaço dez vezes, teve a certeza de que o Espaço seria o seu futuro. Por isso, quer seguir astrofísica. Na vida, gosta de andar ao seu próprio ritmo — talvez por isso toque bateria desde os nove anos de idade — e de ver sempre o lado positivo das coisas.
Beatriz Sousa, 17 anos
Colégio Atlântico, Setúbal
Para a Beatriz, o futuro é coisa fácil de descodificar: gostaria de mergulhar na área das ciências forenses e de ser criptógrafa. Praticou judo durante nove anos e joga futebol desde os seis — e a paixão pelas quatro linhas é tão intensa quanto a que ela tem por reunir conhecimento e desafiar-se. Sem grandes dúvidas do que quer para si mesma, pensa em estudar nos EUA ou na Holanda, os locais com que sonha para alcançar os seus objetivos.
Catarina Dias, 17 anos
Colégio Guadalupe, Almada
A Catarina já sabe há muito que o Espaço vai ser o seu futuro: sempre se intrigou com a vastidão do Universo e com o quão pequenos somos em relação a ele. Tem vindo a participar em vários projetos ligados à temática para reunir o máximo de conhecimento possível e diz que um dia gostaria de ganhar um Nobel da Física. Já praticou ginástica aeróbica e acrobática e atualmente dedica-se ao jiu-jitsu. Já se percebeu que é uma eterna e irrequieta curiosa — até aprendeu a tocar piano sozinha!
Catarina Heleno, 17 anos
Colégio de São Miguel de Fátima, Fátima
A Catarina não é indiferente às estrelas, mas o seu sonho é mesmo ser veterinária. As atividades em Beja do Astronauta por um Dia mostraram-lhe outras possibilidades, e agora pondera tirar o curso na Força Aérea Portuguesa. Perfecionista, focada e corajosa, organiza com rigor os seus dias, já que tem treinos de triatlo quase todos os dias, menos ao domingo. Por isso, nos tempos livres, gosta de espairecer na sua mota.
Daniel Merten, 17 anos
Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Vila Nova de Cerveira
Foi numa visita ao Centro Espacial John F. Kennedy, da NASA, nos Estados Unidos, que o Daniel soube que queria ser piloto da Força Aérea e, quem sabe, astronauta. Para além do Espaço, tem uma forte conexão à água: pratica remo de alta competição há nove anos. Com nacionalidades portuguesa e americana, o Daniel diz ter tido várias oportunidades de viajar e conhecer o mundo, algo que pretende fazer a vida toda.
Daniela Ferraz, 17 anos
Escola Secundária Francisco Franco, Funchal
A Daniela soube do Astronauta por um Dia durante uma aula de Físico-Química. Movida pela curiosidade, ignorou as tarefas e quis saber tudo sobre a iniciativa. O professor não há de ter gostado muito da sua falta de atenção, mas a Daniela acabou por se tornar na primeira finalista madeirense da competição! Do sítio onde vive, não lhe é possível ver todas as constelações, mas sente uma ligação especial com a de Orion. Uma das suas maiores paixões é a fotografia, gosta de cozinhar e diz ter o mesmo gosto musical que um senhor de 60 anos!
Diana Matos, 15 anos
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia
Nos tempos livres, a Diana gosta de olhar para o céu e de tentar adivinhar mais segredos ao universo, seja sozinha ou com o pai, o responsável pelo seu interesse pela astronomia. No Astronauta por um Dia cumpriu o sonho de sentir o que os astronautas sentem no Espaço. Mesmo assim, seus interesses vão muito para lá do Espaço: gosta de desenhar e pintar, de tocar violino (um fiel companheiro desde os seus cinco anos de idade), de ler e de consumir cultura japonesa — e está a aprender a língua sozinha desde 2022!
Filipa Melo, 17 anos
Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge, Açores
No futuro, a Filipa gostaria de exercer alguma profissão ligada à saúde ou à biologia — mas não é por isso que o Espaço lhe passa ao lado. Adepta de aventuras e de novas experiências, viu no Astronauta por um Dia mais uma oportunidade para se desafiar. Já praticou vários desportos e, nos tempos livres, gosta de estar no seu próprio planeta a ler ou a ouvir música. Vem de um do únicos lugares da Europa onde se produz café e, em casa, participa em todas as fases do seu cultivo e colheita.
Francisco Costa, 14 anos
Escola Básica Elias Garcia, Almada
O Francisco, o finalista mais novo desta edição, já quis ser astronauta, mas, entretanto, abriu caminho para outros sonhos. Adora aventuras, sejam elas um problema de Matemática, a sua disciplina favorita, ou um voo parabólico! Começou a praticar rugby depois de quase uma década a jogar basquetebol e é um autodidata: aprendeu a tocar guitarra sozinho.
Francisco Vaz, 17 anos
Escola Secundária Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém
O Francisco viu o Astronauta por um Dia como um desafio de autossuperação — e acabou por ser bem-sucedido! Resiliente, disciplinado e bem-humorado, toca guitarra portuguesa, corre todos os dias de manhã antes das aulas, pratica natação e ainda vai ao ginásio. Interessa-se pelo Espaço, pela área da saúde e, sobretudo, por ajudar os outros. Assim, gostaria de ter uma profissão que lhe permitisse estar em contacto direto com pessoas, auxiliando os que mais precisam.
Grace Cleaton, 16 anos
Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Quarteira, Loulé
A Grace tem naturalidade portuguesa, nacionalidade britânica e uma vontade infindável de conhecer-se a si mesma, o mundo e o Espaço. Sonha com as estrelas e gostaria de seguir o caminho da Astrofísica para alimentar ainda mais a sua curiosidade pelo cosmos. O seu dia-a-dia também ganha cor em pinturas de aguarela, desenhos e livros. Trabalha num restaurante a part-time e diz que adora poder lidar com várias pessoas diferentes, o que lhe permite conhecer novas perspetivas, algo que procura sempre.
Guilherme Almeida, 17 anos
Escola Alemã de Lisboa, Cascais
O Guilherme é, como o próprio diz, “meio português e meio espanhol”. Como se não bastasse, está num colégio alemão e fala, para além destas três, mais duas línguas: inglês e francês. Seja em qual delas for, não tem dúvidas quando diz que é no Espaço que quer encontrar um futuro profissional. Alimenta o gosto com as obras de ficção científica que vai lendo e, para desanuviar, corre — e muito, já que faz parte do clube de corrida da sua escola.
Gustavo Matos, 17 anos
Escola Secundária José Estevão, Aveiro
Apesar de aparentar ser bastante calmo e descontraído, o Gustavo não gosta nada de estar parado: joga andebol há três anos, é escuteiro e gosta de atividades ao ar livre. Não é de estranhar que esteja sempre à procura de viver a próxima aventura, e por isso candidatou-se ao Astronauta por um Dia, uma iniciativa ideal para si, já que no futuro gostaria de ser piloto da Força Aérea Portuguesa.
Joana Tavares, 15 anos
Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos
A Joana começou a interessar-se pelo Espaço quando o irmão mais velho, já na universidade, lhe falou sobre as teorias científicas que ia aprendendo. Candidatou-se ao Astronauta por um Dia porque queria experimentar coisas novas e diferentes. Duvidamos que exista sítio melhor para isso! Nos tempos livres, a Joana gosta de tocar guitarra clássica e elétrica, além de colecionar medalhas das competições de corrida em obstáculos em que participa.
João Matos, 15 anos
Escola Básica e Secundária Luís de Camões, Constância
Se há certeza que o João tem é que quer ser médico. Ainda assim, o Espaço tem um lugar especial no seu coração — tal como o futebol, que pratica desde os seis anos de idade. Em casa, no seu home studio improvisado, vai compondo algumas canções na guitarra, que toca desde os três anos de idade. Apesar da correria do seu dia-a-dia, o João descreve-se como uma pessoa calma e introspetiva, dedicada aos seus amigos e projetos.
João Pires, 16 anos
Escola Secundária de Moura, Moura
O João é um rapaz de agenda ocupada e de gostos diversos. Pratica badminton e, na escola, integra a rádio e a equipa responsável pela newsletter. Pelo meio, participa no clube de robótica e faz parte de um projeto que vai promover debates escolares. Está certo de que quer seguir alguma engenharia, apesar de ainda não saber qual. Talvez o Astronauta por um Dia aguce ainda mais o seu gosto pelo Espaço e pela tecnologia.
Jorge Santos, 15 anos
Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo
Quando era mais novo, o Jorge queria ser astronauta, mas desistiu da ideia por ter medo de cair do Espaço abaixo. Entretanto, a curiosidade pela imensidão do Universo voltou e, por isso, o Espaço pode vir a ser uma opção nas suas futuras escolhas académicas e profissionais. Diz-se bom ouvinte e pratica rugby desde os cinco anos de idade, mas gosta mais de cantar. Talvez um dia dê um concerto ao vivo na Lua!
Lara Martins, 16 anos
Escola Secundária Camões, Lisboa
A Lara fez 16 anos justamente no dia antes do voo e diz que este foi um dos melhores aniversários que teve. Herdou do pai um grande interesse pelo Espaço e adora ler sobre o tema, mas é nos clássicos que encontra o seu universo literário favorito. À parte disso, pratica atletismo há oito anos e tocou gaita de foles durante três. O fascínio pela História fê-la seguir o curso de Humanidades no secundário e, no futuro, gostaria de estudar algo relacionado com Sociologia.
Lourenço Sebastião, 15 anos
Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, Quinta do Conde, Sesimbra
Para o Lourenço, a natação tinha sido, até então, o mais próximo que havia estado de sentir a ausência de gravidade, assim como os breves instantes em que parecia voar durante as competições de ginástica artística. Divertido e otimista, o Lourenço viu no Astronauta por um Dia uma oportunidade para flutuar livremente e aproveitar cada momento. No futuro, gostaria de programar missões espaciais.
Lua Afonso, 16 anos
Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
Não há Astronauta por um Dia com um nome próprio tão ajustado à iniciativa quanto a Lua. Não é à toa que o Espaço é uma das coisas que mais gosta na vida, assim como a comunicação. Tem um sem-número de ocupações: pratica patinagem artística desde os quatro anos, toca piano há dez e ainda participa em provas de atletismo. Como se não bastasse, “apita” futebol desde os 14 anos e já foi considerada a melhor árbitra feminina a nível nacional!
Nuno Pereira, 15 anos
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro
O Nuno diz que o grande responsável pelo seu gosto pelo Espaço é o seu pai, com quem viveu de perto a aventura do Astronauta por um Dia. Se não estiver a olhar para as estrelas para descontrair, o mais certo é que o Nuno esteja a jogar basquetebol, que pratica desde os cinco anos de idade, quatro vezes por semana. No futuro, vê-se a trabalhar em algo relacionado com o Espaço.
Paloma Guimarães, 17 anos
Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde
A Paloma diz que não ata os cordões das suas sapatilhas porque não tem tempo para o fazer. Talvez por isso tenha adotado a tática de nunca subir ou descer escadas degrau a degrau: prefere avançar dois ou três de uma vez e chegar a horas aos seus compromissos! Peculiaridades à parte, a Paloma diz gostar de demasiadas coisas. Por essa razão, ainda não decidiu o que quer fazer no futuro. Por agora, sabe que adora desporto e joga basquetebol, tendo já praticado ginástica, dança, natação, futebol e vólei.
Pedro Castro, 15 anos
Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
O Pedro está inscrito numa escola profissional de música e frequenta, à parte, as disciplinas de Matemática e Físico-Química. Isso reflete a sua enorme paixão pela música — toca violino já há quase dez anos —, mas também o fascínio pelo Espaço. Tem várias ocupações e interesses: é dono de uma coleção com mais de 1000 selos postais, de outra com mais de 100 minerais, joga badminton e sabe código morse e binário. Como se não bastasse, consegue resolver 13 tipos diferentes de cubos mágicos!
Pedro Pereira, 17 anos
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Vila Nova de Gaia
O Pedro já sabia que queria ser engenheiro informático quando se candidatou ao Astronauta por um Dia, mas admite que a competição lhe possa ter trocado as voltas. O seu hobby preferido é jogar títulos como Valorant ou Rocket League no computador e, ultimamente, tem vindo a aprender linguagens de programação, como C e Python.
Rafael Deboeuf, 16 anos
Colégio de São Miguel de Fátima, Fátima
Isto é coisa de família: o irmão do Rafael, o Samuel, foi finalista da edição de 2022 do Astronauta por um Dia. Foi ao vê-lo embarcar no avião A310 que o Rafael soube que também queria fazer parte desta aventura. No futuro, gostaria de ser médico, mas a competição pode ter-lhe trocado as voltas. Além disso, adora música: passou por vários instrumentos de percussão, aprendeu piano sozinho e está a aprender a tocar guitarra, além de já compor músicas. Seja qual for a sua profissão, diz que quer ter uma vida realizada, equilibrando o trabalho com a música.
Sofia Antonets, 17 anos
Escola Básica e Secundária de Ourém, Ourém
A Sofia tem ascendência ucraniana e nasceu em Portugal, mas é bem provável que as suas coordenadas favoritas sejam as que a levam ao cosmos. Viu no Astronauta por um Dia uma oportunidade para viver de perto duas realidades que lhe dizem muito: a do Espaço e a da Força Aérea Portuguesa, da qual quer fazer parte no futuro. Não só é fascinada pelo Espaço como tem um blogue sobre astronomia, astrofísica e cosmologia, além de criar animações em 3D no programa Blender.
Sofia Dias, 15 anos
Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja
A Sofia gosta de fazer perguntas e de saber mais. Por isso, sempre se questionou sobre o que existia para além do horizonte — e daí o seu gosto pelo Espaço. Gosta de se perder nos vários universos literários e é capaz de passar horas a ler, mas também a ouvir música e a ver televisão ao mesmo tempo. Não é de ficar parada e já praticou vários desportos, além de adorar cantar e tocar guitarra. Sempre atenta ao próximo, gostaria de seguir algo na área das ciências da saúde, como fisioterapia.
Tomás Craveiro, 16 anos
Escola Básica e Secundária de Anadia, Anadia
O Tomás tem um sentido de curiosidade que não acaba. A sua vontade de aprender o mundo e o fascínio pelo setor da aviação motivaram-no a candidatar-se ao Astronauta por um Dia. Não é de estranhar que, no futuro, queira ingressar em Engenharia Aeroespacial. Esperam-lhe altos voos — e talvez a bordo da sua bicicleta, com a qual percorre 30 quilómetros dia sim, dia não!